Plano Odontológico

Urgência e Emergência


As palavras emergência e urgência são muito parecidas à primeira vista, mas em saúde são extremamente diferentes.


Emergência é uma situação crítica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida.


Entretanto, a Urgência é uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não tem risco de vida iminente.


Na odontologia o que vemos mais são as urgências, principalmente em casos de doenças que afetam a polpa dos dentes e que provocam uma dor aguda muito difícil de suportar.


Prevenção em Saúde Bucal


A prevenção é um trabalho em equipe que envolve paciente e dentistas, visando preservar a dentição natural, prevenindo o aparecimento e o progresso de doenças bucais. O processo começa em casa, com uma boa higiene oral e uma dieta balanceada e continua com visitas regulares ao dentista para realização de exames, limpeza, radiografias e aplicação de selantes e flúor para manter os dentes protegidos.


Visitar regularmente o dentista é uma ação econômica, pois previne-se o aparecimento de problemas que têm soluções mais custosas, além de ser essencial para verificar o estado de tratamentos anteriores e manter sua saúde bucal em dia. A prevenção é a chave para a manutenção da Beleza e a Saúde de seu sorriso.


Dentística


Cada vez mais as pessoas buscam saúde, beleza física e estética. Nos dentes isso não é diferente. Dentística é o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Essa especialidade estuda e aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos odontológicos com o objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética. Os profissionais dessa área tratam de clareamentos dentais, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações.


Periodontia


Periodontia é o tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.


A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.


Endodontia


A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).


Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.