Atenção à Saúde

Como ter dentes perfeitos


Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia durante dois ou três minutos. 
Quando escovar os dentes, seja delicado. Coloque uma quantidade suficiente de creme dental, aplicando aproximadamente 1,5 ml de creme no sentido inverso das cerdas da escova (do tamanho de uma ervilha).
 
Use um anti-séptico bucal para matar as bactérias. 
Encha a tampa do frasco com uma pequena dose de anti-séptico bucal. Geralmente há uma linha na tampa para mostrar-lhe qual é a dose certa, mas se não houver, encha aproximadamente 1/4 da tampa com o anti-séptico bucal. Em seguida, despeje-o na boca e enxágue a boca; tenha cuidado para não engoli-lo, pois isso poderia deixá-lo doente.
 
Passe fio dental em seus dentes. 
Não importa a marca de fio dental, desde que seja eficaz. Passe o fio dental por entre todos os seus dentes para retirar sobras de alimentos. Se tiver dúvidas, peça para seu dentista orientá-lo.
 
Coma alimentos saudáveis! 
Comer doces todos os dias é prejudicial para seu corpo e você estará estragando seus dentes. Os ácidos e açúcares dos alimentos podem desgastar o esmalte. Como sempre, escove os dentes após ingerir os alimentos e esteja atento, pois é importante comer doces com moderação.
 
Não beba muito suco. 
Os ácidos no suco de laranja, suco de maçã, etc… podem desgastar o esmalte de seus dentes ao longo do tempo. Quando você beber suco, uma boa idéia seria encher o copo com 1/4-1/3 de suco e o restante com água; isso será bom para sua saúde e para seus dentes.
 
Caso necessário, procure um dentista para colocar um aparelho ou para resolver outros problemas. 
Um problema que ocorre muitas vezes e é de difícil diagnóstico é a doença conhecida por bruxismo. Embora o bruxismo também seja um problema psicológico, o paciente acaba por ranger os dentes durante a noite e isto pode trazer várias complicações, desgaste dos dentes, dores de cabeça durante a parte da manhã, entre outros. O mais importante é procurar um profissional qualificado, pois podem ser instaladas placas para corrigir este tipo de problema. Embora tratamentos com placas e aparelhos sejam caros, se for necessário, você precisará utilizá-los, senão terá dentes defeituosos e sua saúde será prejudicada.
 
Sorria! 
Qual é a graça de ter todo esse trabalho se você nem sequer sorri? :)
 
Não escove os dentes com muita força! 
Escovar os dentes com muita força também irá desgastar e estragar o esmalte dos dentesEscove as gengivas e a língua. Escovando levemente suas gengivas, você irá ajudar a evitar a gengivite. Escovar a língua também é importante, pois você irá prevenir várias doenças e o mau hálito. Quando você engole o alimento, pequenos restos ficam em sua língua e você precisa escová-la sempre que estiver fazendo sua higienização bucal.
 
Vá ao dentista. 
Você deve visitar o dentista a cada 6 meses. Em conjunto com a limpeza de rotina para se livrar de placas e tártaro que você não conseguirá remover por conta própria, o dentista também irá verificar seus dentes procurando por cáries e outros defeitos. Muitas pessoas acham que ir ao dentista não é a coisa mais divertida do mundo, mas se você cuidar bem dos seus dentes, toda a experiência será muito mais agradável. Lembre-se: o dentista é seu amigo. Quanto mais você cuidar de seus dentes, menos tempo você precisará passar no consultório do dentista. Você sempre deverá consultar seu dentista duas vezes por ano, mesmo que você não consiga identificar nenhum problema aparente em seus dentes.
 
Nem todos os dentes são de cor branca perolada, mesmo se você cuidar deles corretamente. 
Se você ainda estiver insatisfeito(a) com a cor de seus dentes, você poderia considerar o branqueamento com um creme dental branqueador/anti-séptico bucal, a utilização de gel ou ainda procurar um tratamento de clareamento profissional.
 
 
Fonte: Wikihow 

Outros registros:


Cáries radiculares em idosos: Uma revisão


Ver todos os registros