Atenção à Saúde

Cáries radiculares em idosos: Uma revisão


O ser humano vem adquirindo, nos últimos séculos, uma longevidade cada vez maior: menores índices de mortalidade e de fecundidade contribuem para que a porcentagem de idosos cresça mais velozmente do que qualquer outra faixa etária.
 
Em 2005, cerca de 600 milhões de pessoas teriam uma idade igual ou maior a 60 anos e, estima-se, este número será o dobro em 2025, podendo alcançar 2 bilhões de pessoas, 80% deles vivendo em países em desenvolvimento, como China, Índia, México, Indonésia e Brasil, afirmam Marchini et al.(1999), Petersen;Yamamoto(2005).
 
Contudo, ao alcançarmos idades mais avançadas, nossos órgãos estão mais tempo expostos ao desgaste e ao ataque de doenças, e isto inclui nossos dentes.
 
Na Odontologia, a evolução das medidas curativas a também das preventivas, ofereceram um maior número de idosos com maior quantidade de dentes naturais e, conseqüentemente, a um maior número de superfícies dos dentes passíveis de serem cariadas.
 
De fato, Vilstrup et al.(2007) encontraram uma proporção considerável de indivíduos que ainda retinham dentes naturais, mas que também possuíam cáries ativas.
 
Segundo os autores, a manutenção de elementos da dentição natural na boca nesta idade pode ser um indício de uma boa qualidade de saúde oral através da vida; no entanto, este bom comportamento de higiene pode ser alterado, por exemplo, devido a um declínio da cognição, da habilidade funcional e outros efeitos da idade relacionados com enfermidades.
 
É mister saber, portanto, das condições da saúde geral e do aspecto fisiológico de um paciente geriátrico, visto que podem interferir no planejamento e na terapia odontológica dos idosos, pontuam Brunetti;Montenegro (2002), cabendo ao cirurgião-dentista ou odontogeriatra adotar uma terapêutica da cárie de raiz baseada na interdisciplinaridade com outras áreas de saúde, no sentido de otimizar o prognóstico e conferir uma maior qualidade de vida à terceira idade.
 
Fonte: Odontologiahoje

Outros registros:


Como ter dentes perfeitos


Ver todos os registros